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Algumas idéias para a divulgação do seu negócio – Parte 2

Algumas idéias para a divulgação do seu negócio – Parte 2

Entendendo melhor como funcionam e o quê fazer em diferentes canais de comunicação com seus clientes.

Continuando nosso artigo da edição anterior, vamos discutir mais algumas alternativas de divulgação de uma clínica veterinária/ pet shop. Mas, antes de qualquer coisa, vou repetir de novo: Marketing é um conjunto de ações e atitudes voltadas para identificar e atender necessidades de nossos clientes. Propaganda é uma das ferramentas de marketing, que pode ou não ser necessária, dependendo do caso.

E mais uma vez: é sempre necessário um planejamento inicial (vide nossos artigos sobre planejamento estratégico) antes de iniciarmos esforços de comunicação/ divulgação.

 Campanhas/ Promoções

Sempre tenho a tendência a preferir que uma promoção premie a fidelidade e alta frequência de compra/ vista ao estabelecimento. Se optarmos por dar um desconto, ou fizermos algo do tipo “Leve 3 e pague 2”, sempre corremos o risco de ver nossos preços aviltados no longo prazo. O desconto acaba por ser incorporado no seu preço, porque afinal de contas, aquele seu concorrente duas quadras pra baixo sempre acaba copiando mesmo as suas ideias, e vai fazer uma promoção igual. Ou seja, nunca mais você vai conseguir vender 3 pelo preço de 3 novamente… Ao passo que você praticar uma política de premiação por fidelidade, o décimo banho que você “deu grátis” foi pago por compras paralelas que seu cliente tenha feito nas 9 outras visitas. Claro que também cabe a você trabalhar pontos conveniência, compra de oportunidade, entre outras estratégias, para garantir que essas compras paralelas realmente sejam efetivadas.

Gosto muito também de iniciativas tipo campanha de vermifugação, vacinação, prevenção, e demais “ãos”. O problema que a maioria delas encontra é em como fazer uma divulgação eficiente, para que o desconto oferecido (sim, não se esqueça de oferecer uma vantagem real e que seja assim percebida pelos seus clientes, sob risco de sua campanha ser um fracasso) seja visto como uma oportunidade pela clientela e o volume vendido compense a perda unitária de faturamento. Talvez o tópico abaixo seja uma boa resposta de como fazer essa divulgação de uma forma barata e eficaz…

 Redes Sociais

Sua clínica tem Orkut? Facebook? Você acha um despropósito o que eu estou falando? Garanto-lhe que não é. Recentes pesquisas mostram que a presença da internet, mesmo entre a classe C, é cada vez maior. Cerca de 60% dos lares já tem computador, e 40% deles com acesso a internet. E quer saber de mais uma informação “de ouro”? Em recente pesquisa feita com proprietários de animais de companhia por todo o Brasil, sabe qual a fonte de informação eles buscam em primeiro lugar (antes mesmo de você meu amigo…) para decidir qual ração ou produto comprar? Quem respondeu a rede mundial de computadores, mais conhecida como internet, acertou na mosca! Invista um tempo (porque é só o que vai te custar) na criação de perfis da sua clinica/ pet shop, e passe a interagir com seus clientes.

TV

Para os maiores, e principalmente nas cidades do interior, a TV é sim uma possibilidade. O custo de assinar com uma vinheta (marca da clinica mais uma pequena locução com um slogan) pode surpreender a muitos. Em praças regionais do interior do Brasil é viável. Quanto à produção de um comercial propriamente dito, ai a coisa já complica um pouco, pois os custos de se fazer bem feito já são mais proibitivos. E aqui vale, e talvez valha ainda mais, a mesma coisa que falamos para o caso dos impressos: ou se prepare e busque assessoria para fazer a coisa direito, ou não se aventure: A velha máxima de que uma imagem vale mais que mil palavras, é real. Um filme mau feito, ou com o posicionamento equivocado, pode causar muito mais prejuízos a sua imagem do que simplesmente ficar quieto…

Uma alternativa mais econômica seria buscar a produção de um pequeno vídeo institucional, com algo em torno de no máximo 5 minutos de duração. Ele pode ficar em exibição na sua sala de espera e mostrar a parte do atendimento que o cliente não vê (a limpeza e o cuidado na desinfecção que você tem com seu centro cirúrgico, o treinamento de seus funcionários, a desinfecção feita nas áreas de banho/ tosa e hotelzinho, entre outros pontos), e ainda ser aproveitada para veiculada em circuitos fechados de Shopping Centers, restaurantes, clubes, etc.. O custo será bastante razoável, podendo inclusive ser viabilizado algum tipo de permuta.

Espero ter ajudado. Bons negócios para todos.

 Ricardo Oliveira

Médico veterinário formado pela USP, com mestrado pelo ICB-USP. Desde 2001 é proprietário da Quiron Comunicação & Conteúdo, editora e agência de publicidade dedicada ao mercado veterinário e agronegócio. É palestrante na área de Marketing para o agronegócio. Atualmente é doutorando na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

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